segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Fedora 9... A desilusão

Pois é , nesta minha nova tentativa no mundo do Linux , tinha depositado grandes esperanças nesta distribuição , mas a minha ansiedade depressa se transformou em desilusão.
Começando pelo som , o PulseAudio e eu não ficámos muito amigos tentei , tentei e desesperei a tentar mas a única coisa que consegui foi ter som através dos headphones. :(
A seguir veio o wireless e a autenticação no sistema eduroam , que para quem não sabe é um acordo entre diversas Universidades em que a teoria seria que eu com o meu portatil me conseguisse ligar à Internet quer na minha escola quer em qualquer outra escola dentro da rede sendo que a definição do projecto é que "Esta iniciativa pretende congregar todas as redes das diferentes instituições de ensino superior, criando assim uma rede académica do tipo "anytime, anywhere".
O caricato da situação é que corre tudo bem na ligação é me atribuido um IP válido e depois nada , não há internet para ninguém.
Recorri ao expert dos sistemas EXT3 / swap's :) , mas nem assim.
Apesar disso , neste ponto , acho que quase de certeza que podemos atribuir algum tipo de culpa ao SI da EST , sim porque e como costumo dizer , encontro-me a estudar na Escola Superior de Tecnologia , e não na Escola de Tecnologia Superior .
Outro dos motivos que me levou a escolher esta distribuição prendia-se com a expectativa em relação ao KDE 4 .
Caos completo , bloqueava por tudo e por nada barra do menu desaparecia do ecrã , icones completamente desfigurados enfim não recomendo.
Posto isto coloquei a distribuição de lado e voltei ao conforto e segurança daquele SO onde tudo funciona após a instalação , o tão odiado Vista .
Finalizando , e para que não fiquem com a impressão errada , nem tudo é mau nesta distribuição e hei-de lá voltar quando tiver dissabores com a minha nova distribuição ( OpenSuse 11 / KDE 4.1 - ver foto no final).
Até ao momento só tenho a dizer bem, desde a facilidade do
One-Click Install passando pela comunidade existente e até do novo KDE 4.1 que para mim está muito estável. Diga-se que desde que instalei só tenho necessidade de ir ao Windows Vista para saciar o vício , experimentem que está muito bom.




1 comentário:

Anónimo disse...

Um blogspot à maneira, tenho pena de não ser a mesma barra e não entender tudo o que escreveste neste post --', deixa, sou uma inculta, mas de resto achei um blogue interessante .
Setúbal, só podia ! Só de lá é que vêm os génios (só podia ter sido vinda de lá pois claro)
Enfim, cumps e continua, estas a ir bem !